Translate

quarta-feira, 6 de março de 2013

PRECES E ORAÇÕES

A prece, as orações, as rezas... estar em oração é estar em sintonia com as forças movimentadas nesse ato. É abrir o coração e despir a mente de qualquer aspereza para simplesmente entrar em contato com a divindade, com a egrégora, com o Divino. A melhor e mais simples maneira de sintonizar com o Alto e beber dessa Fonte Infinita, abastecer nossas reservas de forças e movimentar energias em nosso amparo ou daqueles para os quais direcionamos nossas orações. Orar é uma manifestação de nossa fé, de nossa vontade e força interior. Abaixo algumas orações que já fazem parte de nosso dia a dia e que podem realmente nos ajudar a fortalecer nossos elos com as Forças Superiores. Mas que fique claro: para orar não é necessário frases prontas, o importante é deixar fluir de si os sentimentos e emoções e direcioná-las para que sejam "ouvidas". A oração deve vir de dentro, do silêncio de nós mesmos. Essa é a oração mais poderosa e eficaz.
Pai Nosso da Umbanda
Pai nosso que estais nos céus, nas matas, nos mares e em todos os mundos habitados. Santificado seja o teu nome, pelos teus filhos, pela natureza, pelas águas, pela luz e pelo ar que respiramos. Que o teu reino, reino do bem, do amor e da fraternidade, nos una à todos e a tudo que criastes, em torno da sagrada Cruz, aos pés do divino salvador e redentor. Que a tua vontade nos conduza sempre para o culto do amor e da caridade. Dai-nos hoje e sempre a vontade firme para sermos virtuosos e úteis aos nossos semelhantes. Dai-nos hoje o pão do corpo, o fruto das matas e a água das fontes para o nosso sustento material e espiritual. Perdoa, se merecermos, as nossas faltas e dá o sublime sentimento do perdão para os que nos ofendam. Não nos deixeis sucumbir, ante a luta, dissabores, ingratidões, tentações dos maus espíritos e ilusões pecaminosas da matéria. Enviai-nos, pai, um raio de tua divina complacência, luz e misericórdia para os teus filhos pecadores que aqui habitam, pelo bem da
humanidade, nossa irmã.
Assim Seja !

HINO DA UMBANDA

" Refletiu a luz Divina
Em todo seu esplendor
É no reino de Oxalá
Onde há paz e amor

Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio de Aruanda
Para tudo iluminar

A Umbanda é paz e amor
É um mundo cheio de Luz
É força que nos dá vida
E à grandeza nos conduz

Avante, filhos de fé
Como a nossa lei não há
Levando ao mundo inteiro
A bandeira de Oxalá..."

Prece de Cáritas

Deus, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai força àquele que passa pela provação, dai luz àquele que procura a
verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.

Senhor! Que vossa bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem. Que vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toa a parte a paz, a esperança e a fé.

Deus! Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos. Oh, Poder! Oh, Bondade! Oh, Beleza! Oh, Perfeição! E queremos de alguma sorte, merecer vossa misericórdia.

Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se deve refletir vossa doce e divina imagem. Amém.

Oração a Bezerra de Menezes

Nós te rogamos, Pai de Infinita bondade, as graças de Jesus Cristo, através de Bezerra de Menezes e suas legiões de Companheiros. Que eles nos assistam, Senhor, consolando os aflitos, curando aqueles que se tornem merecedores, confortando aqueles que tiverem suas provas e expiações a passar, esclarecendo aos que desejarem conhecer e assistindo a todos quantos apelam ao Teu Infinito Amor.

Jesus, Divino Portador da Graça e da Verdade, estende Tuas mãos dadivosas em socorro daqueles que Te reconhecem o Despenseiro fiel e prudente; faze-o Divino Modelo, através de Tuas Legiões consoladoras, de Teus santos espíritos, a fim de que a Fé se eleve, a Esperança aumente, a Bondade se expanda e o Amor triunfe sobre todas as coisas.

Bezerra de Menezes, apóstolo do Bem e da Paz, amigo dos humildes e dos enfermos, movimenta as tuas falanges amigas em benefício daqueles que sofrem, sejam males físicos ou espirituais. Santos espíritos, dignos obreiros do Senhor, derramai as graças e as curas sobre a humanidade sofredora, a fim de que as criaturas se tornem amigas da Paz e do Conhecimento, da Harmonia e do Perdão, semeando pelo mundo os Divinos Exemplos de Jesus Cristo.

PRECE DE ABERTURA DOS TRABALHOS

“Pai Misericordioso e Justo, Criador do Universo, lançai as vossas bênçãos sobre os vossos filhos em Vosso Sagrado Nome, vão executar neste terreiro, em benefício dos seus irmãos, também Vossos filhos. Pai Misericordioso e Justo, daí permissão aos Espíritos de Luz, aos Irmãos superiores, aos Anjos, aos Santos, aos Orixás e Chefes de Falange e seus comandados, aos Caboclos e Pretos Velhos, espíritos do mar, dos rios, das fontes e das cachoeiras, a todos os espíritos puros e purificados, que lancem sobre este terreiro as suas irradiações salutares, seus fluidos regeneradores, tudo em benefício dos que aqui vem em busca de alívio, socorro e cura para seus sofrimentos físicos e espirituais. Oxalá, poderoso e chefe de bondade, lançai sobre nós os vossos influídos, infundindo em todos nós a resignação, a boa vontade e a fé para desempenharmos as nossas tarefas. Anjos da guarda, Guias e Protetores, derramai a Vossa influência sobre os médiuns aqui presentes, para que possuídos da vossa energia, possam eles transmiti-la aos irmãos necessitados de amparo. Espíritos de luz, daí aos médiuns a vossa força para que eles a possam transmitir aos irmãos que tanto necessitam recebê-la. Que as forças do Universo, sob a ação dos Irmãos, dos Guias, dos Protetores e dos Anjos da Guarda, venham a se derramar luminosas, benéficas e fortes neste ambiente, para que ele fique completamente iluminado e purificado com o afastamento dos elementos perturbadores da Terra e do Espaço. Que assim seja…”


Oração dos Médiuns

Senhor fazei de mim um templo onde tu reinas.
E em tua gloria, de luz , de paz e de harmonia.
Desdobra tuas bençãos sobre a terra .
Abranda os corações dos que tem ódio,
E seca a lágrima triste de quem chora.

E dai-nos tua luz, Senhor, para que nós sejamos;
A iniquidade e a dor que em nós se aninha,
E dai-nos força e amor para torná-las em pétalas
De luz pelo nosso caminho.

PRECE DE ENCERRAMENTO

Eu vos agradeço por todas as graças alcançadas no dia de hoje, por todas as provas pelas quais ultrapassei,por aquelas que não conseguiu ultrapassar,para as quais peço a Vossa indulgência.

Peço-vos,Senhor,força e luz para meu Anjo de Guarda, para meus guias e protetores que me assistem e para esses abnegados trabalhadores de Vossa Santa Seara, que tudo fazem para encaminhar-me até Vós.

Peço-Vos, Senhor, força e luz para de guarda de meus supostos inimigos, de amigos, parentes e afins.
Peço-Vos Senhor, força e luz, para os irmãos que sofrem e lutam em hospitais, asilos, manicômios, presídios e os que estão na sarjeta.

Peço-Vos, Senhor, força e luz para todos os meus irmãos portadores de doenças terminais, que eles possam merecer um lenitivo material para suas dores.

Peço-Vos, Senhor, força e luz para todos os meus irmãos desencarnados e que eles possam trilhar o caminho de paz e aprendizado, preparando-se para as futuras missões a eles designadas.

Peço-Vos, a Vossa permissão para descansarmos nossos corpos nesta noite de sono, sem sonhos nem pesadelos, enquanto nossos espíritos, amparados por nossos guias e protetores e orientados pelos mentores espirituais, possam ir ao espaço, unir forças, afim de que possamos passar, com saúde, paz e felizes, mais um dia de vida, segundo vossa divina misericórdia.
Assim seja!
Que o grande pai Oxalá abençoe a todos os meus queridos irmãos amigos(a)!

ORAÇÃO DA NOITE

Boa noite, Pai Oxalá.
Termina o dia e a Ti entrego o meu cansaço.

Obrigado por tudo e perdão.
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos.

Pela alegria que vi no rosto das crianças.
Obrigado pelo exemplo que recebi dos outros.
Obrigado também pelo que me fez sofrer...

Obrigado, porque naquele momento de desânimo
Me lembrei que Tu és meu Pai.

Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida,
Pelo meu desejo de superação.

Obrigado Pai, porque me deste uma mãe compreensiva e carinhosa.
Perdão também, Senhor ...
Perdão por meu rosto carrancudo.

Perdão porque me esqueci de que não sou filho único,
mas irmãos de muitos.

Perdão Pai, pela falta de colaboração, pela ausência
de espírito de servir.

Perdão porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto.

Perdão por ter aprisionado em mim a Tua mensagem de Amor.

Perdão porque não estive disposto a dizer "sim", como Maria.

Perdão por aqueles que deveriam pedir-Te perdão e
não se decidem a fazê-lo.

Perdoa-me Pai, e abençoa meus propósitos para o dia de amanhã.
Que ao despertar, me domine um novo entusiasmo.
Que o dia de amanhã seja um contínuo "sim", numa vida consciente.

Boa noite Pai Oxalá!

ORAÇÃO DA CARIDADE

Por mais luta, por mais dor,
Por mais dificuldades,
Por mais que o mundo nos fuja aos pés,
Por mais que a felicidade nos vire as costas,
Ergamos sempre a nossa Voz,
Pois se Deus nos guarda em amor,
Quem surgirá contra nós!!!!!
Na fé viva que nos revigora,
se o trabalho do bem nos conduz,
toda esperança de agora,
amanhã nos será mais Luz!!!!!
Possamos nós caminhar de tal forma
a deixarmos um rastro de Luz
para aqueles que nos seguem os passos;
Possamos nós porfiar,
acima de tudo, na Caridade,
pois ela há de nos iluminar os caminhos!
Ainda quando eu falasse
todas as línguas dos homens,
e mesmo a língua dos anjos,
se não tivesse Caridade,
não seria senão como um bronze sonante,
e um címbalo retumbante;
e quando eu tivesse o dom da profecia,
e penetrasse todos os mistérios,
e tivesse uma perfeita ciência de todas as coisas;
quando eu tivesse ainda toda fé possível,
até transportar as montanhas,
se não tivesse Caridade,
eu nada seria!!!!!
Apóstolo Paulo

Oração do Umbandista

Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa Comunicação.
Onde tantos mistificam, que eu leve a palavra da verdade!
Onde tantos procuram ser servidos, que eu leve a alegria de servir!
Onde tantos fecham os olhos para a prática do bem, que eu abra meu coração para acolher!
Onde tantos usam a Umbanda como comércio, que eu seja usada pela Umbanda para o Amor!
Onde tantos espalham a ignorância e o preconceito, que eu saiba agir pela Luz do Conhecimento e da Razão!
Onde a vida perdeu o sentido, que através da Umbanda eu leve o Sentido de viver! Onde tantos me pedem um "despacho", que eu saiba ensinar a benção do trabalho interno!
Onde haja doença, que eu leve a vibração de saúde do Sr. Oxossi.
Onde haja desespero que eu leve a concórdia e a placidez das Águas.
Onde houver desânimo, que leve a determinação e tenacidade do Sr. Ogum.
Onde houver injustiça, que eu leve o discernimento e a justiça do Sr. Xangô.
Onde tantos me pedem um milagre, que eu seja a humildade do Preto Velho!
Onde tantos estão sempre distantes, que eu possa fazer a Umbanda sempre presente!
Onde tantos sofrem de solidão que faz morrer, que eu seja a pureza de Ibejada, espalhando a alegria!
Onde tantos morrem na matéria que passa, que o Sr. Omulu me abençoe com a vibração da terra, geradora permanente de vida.
Onde tantos olham para a terra, que eu seja um espelho de Aruanda, a refletir sua Luz na terra!

SARAVÁ UMBANDA!

Um comentário: