MAGIA DOS ORIXÁS AFRICANOS
Lenda de
Ogum
OGUM é o
senhor da guerra, dono do trabalho, porque possui todas as ferramentas oriundas
do ferro.
Ogum também é dono das estradas de ferro e caminhos.
Principal protetor dos militares, ferreiros, trabalhadores e agricultores.
Ogum também é dono das estradas de ferro e caminhos.
Principal protetor dos militares, ferreiros, trabalhadores e agricultores.
Ogum Orixá
das demandas, da vitória sobre todas as coisas, sendo ele um Orixá guerreiro, o
invocamos, nos casos de guerras (matérias e espirituais), para proteção de
casas, estabelecimentos comerciais, brigas entre pessoas, concorrências, eguns,
para livrar-nos de inimigos, de feitiços de eguns. Proteção na rua contra
acidentes, proteção durante cirurgias, defesa contra assaltos e brigas.
Ogum é uma
antiga divindade yorubá, senhor da guerra e do ferro; privilegiado com o dom de
dominar os metais. Foi um dos primeiros Orixás a descer para a terra e
encontrar habitação adequada para os humanos no futuro. Trabalhava dia e noite
em sua forja para servir todos os humanos. Suas mãos hábeis transformaram tudo
que foi colocado diante dele. Sua capacidade de criar surpreendeu os outros
Orixás. Ogum também é ligado à agricultura, mas no Brasil é mais conhecido com
deus dos guerreiros.
Ogum é a figura que se repete em quase todas as formas conhecidas de mitologia universal; é um dos mais cultuados especialmente por ser associado à luta, à conquista; assim como Bará é a figura mais próxima dos seres humanos que o invocam para vencer a constante luta cotidiana na terra.
Ogum, além de ser deus da metalurgia e da tecnologia, é o patrono da força produtiva que retrabalha a natureza, que transforma através do calor e das repetidas batidas um mineral bruto (ferro) no aço laminado e suas manifestações práticas (lança, escudo etc.), aplicadas por extensão, a qualquer transformação que o homem provoca na natureza para deixá-la, produtivamente, à sua disposição.
Ogum é considerado protetor de todos os guerreiros, e sua relação com os militares tanto vem do sincretismo realizado com São Jorge, o santo guerreiro católico, associado às forças armadas, como da sua figura de comandante supremo yorubá.
Enquanto Xangô julga o certo e o errado depois do fato consumado, Ogum é empreendedor e decidido, é o que faz justiça com as próprias mãos, jamais deixando para outro o que julga ser um problema seu. Quando irado, é implacável, apaixonadamente destruidor e vingativo. Quando apaixonado, sua sexualidade é devastadora, que não se contenta em esperar e nem aceita rejeição.
Fora da guerra, é um Orixá da alegria, da diversão, da delícia de viver, especialmente do contato com os amigos e camaradas etc.
No Rio Grande do Sul cultuamos várias qualidades de Ogum, entre eles estão o Ogum Avagã, que tem seu assentamento junto com o Bará Lodê, e seus otás ficam do lado de fora do templo em uma casa individual; Ogum Onira ou onirê, que seria o rei da cidade de Irê; e Ogum Adiolà, que faz companhia aos Orixás de água, Oxum, Yemanjá e Oxalá.
Todos Babalorixás e Yalorixás têm que ter o assentamento de Ogum em seu terreiro, pois sem ele não poderiam fazer uso do axé de obé (faca) em seus rituais. Suas cores são o vermelho e verde, porém, alguns sacerdotes da antiguidade usavam também o azul marinho em seus fios de contas. O dia de Ogum é quinta-feira, e o sincretismo é com São Jorge.
Ogum é a figura que se repete em quase todas as formas conhecidas de mitologia universal; é um dos mais cultuados especialmente por ser associado à luta, à conquista; assim como Bará é a figura mais próxima dos seres humanos que o invocam para vencer a constante luta cotidiana na terra.
Ogum, além de ser deus da metalurgia e da tecnologia, é o patrono da força produtiva que retrabalha a natureza, que transforma através do calor e das repetidas batidas um mineral bruto (ferro) no aço laminado e suas manifestações práticas (lança, escudo etc.), aplicadas por extensão, a qualquer transformação que o homem provoca na natureza para deixá-la, produtivamente, à sua disposição.
Ogum é considerado protetor de todos os guerreiros, e sua relação com os militares tanto vem do sincretismo realizado com São Jorge, o santo guerreiro católico, associado às forças armadas, como da sua figura de comandante supremo yorubá.
Enquanto Xangô julga o certo e o errado depois do fato consumado, Ogum é empreendedor e decidido, é o que faz justiça com as próprias mãos, jamais deixando para outro o que julga ser um problema seu. Quando irado, é implacável, apaixonadamente destruidor e vingativo. Quando apaixonado, sua sexualidade é devastadora, que não se contenta em esperar e nem aceita rejeição.
Fora da guerra, é um Orixá da alegria, da diversão, da delícia de viver, especialmente do contato com os amigos e camaradas etc.
No Rio Grande do Sul cultuamos várias qualidades de Ogum, entre eles estão o Ogum Avagã, que tem seu assentamento junto com o Bará Lodê, e seus otás ficam do lado de fora do templo em uma casa individual; Ogum Onira ou onirê, que seria o rei da cidade de Irê; e Ogum Adiolà, que faz companhia aos Orixás de água, Oxum, Yemanjá e Oxalá.
Todos Babalorixás e Yalorixás têm que ter o assentamento de Ogum em seu terreiro, pois sem ele não poderiam fazer uso do axé de obé (faca) em seus rituais. Suas cores são o vermelho e verde, porém, alguns sacerdotes da antiguidade usavam também o azul marinho em seus fios de contas. O dia de Ogum é quinta-feira, e o sincretismo é com São Jorge.
ARQUÉTIPOS:
Os filhos de Ogum possuem temperamento um tanto violento, são impulsivos, briguentos e custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tampouco da moradia, com raras exceções.
São amigos, porém estão sempre envolvidos com demandas, são mestres do atirar verde pra colher maduro, às vezes muito desconfiados, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguido relacionamentos sexuais, mas não são fiéis. Possuem uma energia física muito grande, raramente adoecem, seu lema principal é vencer na vida, não importando qual tipo de trabalho ou esforço para conseguir seus ideais.
Os filhos de Ogum possuem temperamento um tanto violento, são impulsivos, briguentos e custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tampouco da moradia, com raras exceções.
São amigos, porém estão sempre envolvidos com demandas, são mestres do atirar verde pra colher maduro, às vezes muito desconfiados, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguido relacionamentos sexuais, mas não são fiéis. Possuem uma energia física muito grande, raramente adoecem, seu lema principal é vencer na vida, não importando qual tipo de trabalho ou esforço para conseguir seus ideais.
LENDA:
Após retornar de suas batalhas vitoriosas e depois de numerosos anos ausentes. Ogum decidiu voltar a Irê (primeira cidade construída e sob governo de seu filho) quando chegou teve a impressão que ninguém o reconhecia, tentou conversar com seus súditos e foi ignorado. Ogum cuja paciência é pequena, enfureceu-se com o silêncio geral, por ele considerado ofensivo. Começou a quebrar com golpes de sabre os potes e, logo depois, sem poder se conter, passou a cortar as cabeças das pessoas mais próximas, até que seu filho apareceu, oferecendo-lhe as suas comidas prediletas. Quando seu filho lembrou-o que este dia era sagrado e as pessoas não podiam falar por ordem do próprio Ogum. Ogum então lamentou seus atos de violência e declarou que já vivera bastante. Baixou a ponta de seu sabre em direção ao chão e desapareceu pela terra adentro com uma barulheira assustadora. Porém, antes de desaparecer pronunciou algumas palavras. Palavras ditas pelos filhos de Ogum para aclamar sua defesa, caso estejam em perigo.
Após retornar de suas batalhas vitoriosas e depois de numerosos anos ausentes. Ogum decidiu voltar a Irê (primeira cidade construída e sob governo de seu filho) quando chegou teve a impressão que ninguém o reconhecia, tentou conversar com seus súditos e foi ignorado. Ogum cuja paciência é pequena, enfureceu-se com o silêncio geral, por ele considerado ofensivo. Começou a quebrar com golpes de sabre os potes e, logo depois, sem poder se conter, passou a cortar as cabeças das pessoas mais próximas, até que seu filho apareceu, oferecendo-lhe as suas comidas prediletas. Quando seu filho lembrou-o que este dia era sagrado e as pessoas não podiam falar por ordem do próprio Ogum. Ogum então lamentou seus atos de violência e declarou que já vivera bastante. Baixou a ponta de seu sabre em direção ao chão e desapareceu pela terra adentro com uma barulheira assustadora. Porém, antes de desaparecer pronunciou algumas palavras. Palavras ditas pelos filhos de Ogum para aclamar sua defesa, caso estejam em perigo.
FRENTES:
Costela de gado assada, mia-miã (farinha de mandioca torrada com dendê),
laranja e pipocas.
Bandeja enfeitada com papel verde e vermelho.
Bandeja enfeitada com papel verde e vermelho.
Local de
entrega: Cruzeiros abertos (canto), campinas, entradas de matas, matas de
praia.
Domínio: A
Ogum pertence a demanda, a guerra, a disputa, a vitória, todas as armas de
ferro.
Responde no cruzeiro com Bará e Iansã: pelos caminhos, pela defesa, pela vitória.
Responde na mata com Iansã, Obá e Xapanã, pela defesa, cargas, eguns;
Ode, Otim, Ossanha, pela saúde, dinheiro e novidades.
Responde na praia com Oxum, Yemanjá e Oxalá, pelas demandas, dinheiro, clarezas, direção.
Responde no cruzeiro com Bará e Iansã: pelos caminhos, pela defesa, pela vitória.
Responde na mata com Iansã, Obá e Xapanã, pela defesa, cargas, eguns;
Ode, Otim, Ossanha, pela saúde, dinheiro e novidades.
Responde na praia com Oxum, Yemanjá e Oxalá, pelas demandas, dinheiro, clarezas, direção.
Reza de OGUM
Ogum ario
ario Ogum quere
Responder: Ogum ario ario Ogum quere
Amajocô Ogun Io
Responder: Orumalé amajocô Ogum o orumalé
Abolelai oabachame siogun o oabachame siaolê Ogum
Responder: Abolelai oabachame siogun o oabachame siaolê Ogum
Ogum orum odô oamaconi ebó eloaboum anaisô oajabomiô
Responder: Ogum orum odô oamaconi ebó eloaboum anaisô oajaba mio
Ara Ogum orum odô
Responder: Ario ara Ogum orum odô ario
Erunde ococoeiro leoagareo
Responder: Erunde ococoeiro leoagareo
Ogum Ogum afoiba
Responder: Oamoro amofererê
Ogum Ogum o afabami
Responder: Oamoro amofererê
Iemanjá Lupetéo
Responder: Ogum Onira anaisô quereque
Sô sô sô
Responder: Ogum Onira anaisô quereque
Ogum adeiba
Responder: Adepa Ogum farerê
Ogum talabaichoro obeçeo Ogum o
Responder: Ogum talabaichoro obeçeo Ogum o
Ogum talajô
Responder: Ogum Iai Ogum lai Ogum
Ogum onira oaçeço ebó
Responder: Ogum onira oaçeço ebó
Oromiotala de orumalé
Responder: Oromiotala de orumalé
Ogum tala de tala Ogum
Responder: Oromiotala de orumalé
Onira opeê onira opê Ogum anirê Ogum onira ecoateuá Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê
Responder: Onira epeê onira opê Ogum anirê Ogum onira ecoateuá Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê
E Ogum feremi
Responder: Ara Ogum Ogum dê
E Ogum feriamã
Responder: Ara Ogum Ogum dê
Ara no areo ara no areo eoamaféqueoé
Responder: Ara Ogum Ogum dê
E oamaféqueoé
Responder: Ara Ogum Ogum dê
Ogum ademio
Responder: Eléfa tala ademio
E a ademio
Responder: Eléfa tala ademio
Ogum onira Ogum loro Ogum dalócha epê Ogum onira Ogum loro Ogum dalócha arumalé
Responder: Ogum onira Ogum loro Ogum dalócha epê Ogum onira Ogum loro Ogum dalócha arumalé
Ogum de anirê irê irê Ogum ló acaradeo anirê ire ire Ogum ló
Responder: Ogum de anirê irê irê Ogum ló acaradeo anirê ire ire Ogum ló
Abela muja abela mure
Responder: Abela muja oquereo
Oquereo
Responder: Oquicoro
Fará riri mafara biá mafara biá mafara Ogum
Responder: Fará riri mafara biá mafara biá mafara Ogum
Ogum talajó
Responder: Ogum ló Ogum ló Ogum
Ogum fará fará fará Ogum fará marajó
Responder: Ogum fará fará fará Ogum fará marajó
Onira opeê onira opeê Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê
Responder: Onira opeê onira opeê Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê
Calulu
Responder: Óia a bela muja
JEJE
Ogum fará fará fará Ogum fará marajó
Responder: Ogum fará fará fará Ogum fará marajó
Ogum Dae ae ae
Responder: Ogum dae anaisô
Ogum onira alasebó
Responder: Ogum dae anaisô
Ogum abeô Ogum anicéo Ogum anicéo Ogum anicéo Ogum
Responder: Ogum abeô Ogum anicéo Ogum anicéo Ogum anicéo Ogum
Ogum Macá Macá Cabecini Abeô
Responder: Ogum Macá Macá Cabecini Abeô
Ogum eléfa lai lai Ogum eléfa la lai
Responder: É de lai lai lai Ogum eléfa lai lai lai
É de lai lai Xangô edeue
Responder: É de lai lai Xangô edeue é de lai lai
Xangô edeue
Responder: É de lai lai Xangô edeue é de lai lai
Ogum edeue
Responder: É de lai lai Xangô edeue é de lai lai
Ogum onira Ogum loro
Responder: Oemaquere quere quere Ogum loro
Responder: Ogum ario ario Ogum quere
Amajocô Ogun Io
Responder: Orumalé amajocô Ogum o orumalé
Abolelai oabachame siogun o oabachame siaolê Ogum
Responder: Abolelai oabachame siogun o oabachame siaolê Ogum
Ogum orum odô oamaconi ebó eloaboum anaisô oajabomiô
Responder: Ogum orum odô oamaconi ebó eloaboum anaisô oajaba mio
Ara Ogum orum odô
Responder: Ario ara Ogum orum odô ario
Erunde ococoeiro leoagareo
Responder: Erunde ococoeiro leoagareo
Ogum Ogum afoiba
Responder: Oamoro amofererê
Ogum Ogum o afabami
Responder: Oamoro amofererê
Iemanjá Lupetéo
Responder: Ogum Onira anaisô quereque
Sô sô sô
Responder: Ogum Onira anaisô quereque
Ogum adeiba
Responder: Adepa Ogum farerê
Ogum talabaichoro obeçeo Ogum o
Responder: Ogum talabaichoro obeçeo Ogum o
Ogum talajô
Responder: Ogum Iai Ogum lai Ogum
Ogum onira oaçeço ebó
Responder: Ogum onira oaçeço ebó
Oromiotala de orumalé
Responder: Oromiotala de orumalé
Ogum tala de tala Ogum
Responder: Oromiotala de orumalé
Onira opeê onira opê Ogum anirê Ogum onira ecoateuá Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê
Responder: Onira epeê onira opê Ogum anirê Ogum onira ecoateuá Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê
E Ogum feremi
Responder: Ara Ogum Ogum dê
E Ogum feriamã
Responder: Ara Ogum Ogum dê
Ara no areo ara no areo eoamaféqueoé
Responder: Ara Ogum Ogum dê
E oamaféqueoé
Responder: Ara Ogum Ogum dê
Ogum ademio
Responder: Eléfa tala ademio
E a ademio
Responder: Eléfa tala ademio
Ogum onira Ogum loro Ogum dalócha epê Ogum onira Ogum loro Ogum dalócha arumalé
Responder: Ogum onira Ogum loro Ogum dalócha epê Ogum onira Ogum loro Ogum dalócha arumalé
Ogum de anirê irê irê Ogum ló acaradeo anirê ire ire Ogum ló
Responder: Ogum de anirê irê irê Ogum ló acaradeo anirê ire ire Ogum ló
Abela muja abela mure
Responder: Abela muja oquereo
Oquereo
Responder: Oquicoro
Fará riri mafara biá mafara biá mafara Ogum
Responder: Fará riri mafara biá mafara biá mafara Ogum
Ogum talajó
Responder: Ogum ló Ogum ló Ogum
Ogum fará fará fará Ogum fará marajó
Responder: Ogum fará fará fará Ogum fará marajó
Onira opeê onira opeê Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê
Responder: Onira opeê onira opeê Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê Ogum onira eoateuá Ogum anirê
Calulu
Responder: Óia a bela muja
JEJE
Ogum fará fará fará Ogum fará marajó
Responder: Ogum fará fará fará Ogum fará marajó
Ogum Dae ae ae
Responder: Ogum dae anaisô
Ogum onira alasebó
Responder: Ogum dae anaisô
Ogum abeô Ogum anicéo Ogum anicéo Ogum anicéo Ogum
Responder: Ogum abeô Ogum anicéo Ogum anicéo Ogum anicéo Ogum
Ogum Macá Macá Cabecini Abeô
Responder: Ogum Macá Macá Cabecini Abeô
Ogum eléfa lai lai Ogum eléfa la lai
Responder: É de lai lai lai Ogum eléfa lai lai lai
É de lai lai Xangô edeue
Responder: É de lai lai Xangô edeue é de lai lai
Xangô edeue
Responder: É de lai lai Xangô edeue é de lai lai
Ogum edeue
Responder: É de lai lai Xangô edeue é de lai lai
Ogum onira Ogum loro
Responder: Oemaquere quere quere Ogum loro
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