Translate

domingo, 6 de dezembro de 2015

ZÉ PELINTRA...



Extraído:
Tenda Umbanda Ogum Beira Mar

ZÉ PELINTRA,

Exu, Baiano, Malandro na Umbanda ou Mestre Juremeiro?
Vamos entender um pouco mais dessa linha que é objeto de muitos estudos atualmente... Para iniciarmos e quebrarmos todos os pré-conceitos, a "malandragem" desse guia iluminadíssimo significa: Flexibilidade, adaptação e superação!
É um mistério que quebra todo e qualquer preconceito. Ele é simples e ao mesmo tempo complexo. Representam a todos que se sentem marginalizados, pois seu próprio nome já é repleto de simbolismo. É uma força espiritual vocacionada em auxiliar os menos favorecidos, os abandonados sociais, mulheres que sofrem com o machismo e crianças que sofrem abusos.
Zé Pelintra, do Mestre da Jurema ao Malandro na Umbanda... Um guia, uma linha de trabalho, um mistério divino!
Para entendermos a atuação de Zé Pelintra na nossa amada Umbanda Sagrada, precisamos buscar a raiz de seu fundamento e seu grau como um guia, um mentor espiritual.
O fato é que Zé Pelintra é um mestre de Jurema. E este grau mágico espiritual ele carregou até começar a atuar em nossa religião.
Zé Pelintra é um mestre de Jurema que trabalha nos dias de hoje em nossa religião. Podemos dizer que hoje Zé Pelintra é um Mestre Juremeiro umbandista, porque na verdade ele pode trabalhar em todas as linhas de Umbanda!
Quando Zé Pelintra começou a se apresentar às sessões de Umbanda, entenderam logo Zé Pelintra como Exu pelo seu jeito espontâneo despido de roupagens, digamos elitistas e pela sua forma de atuação e sua fama de mestre malandro, logo foi encaminhado para a linha da esquerda trabalhar como Exu.
Mais tarde na Umbanda, perceberam sua atuação na direita e assim foi encaminhado também para atuar na linha de baiano, fato este que comprova sua atuação nas duas vias de atuação, direita e esquerda.
Mas o que sabemos é que ele continua a transitar como fazia na Jurema, e hoje na Umbanda não poderia ser diferente.
Salve todos os mistérios dos malandros na Umbanda.

Salve Zé Pelintra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário