Mediunidade Na Umbanda.
A Mediunidade é compromisso assumido na Espiritualidade, antes mesmo de se reencarnar. É como se deixássemos uma autorização ao mundo espiritual para que, quando chegada a hora certa, possamos servir de “elo de comunicação” (instrumento) para os espíritos poderem se comunicar.
Porque então, tantas vezes a mediunidade não é praticada? Algumas vezes porque esse compromisso é esquecido ou camuflado perante uma sociedade que geralmente olha a Umbanda com grande preconceito.
Mediunidade
para a maioria dos Umbandistas é sinônimo de muita luta, resignação e
sacrifício; por outro lado, ao longo da caminhada, nos proporciona uma
imensa certeza do dever cumprido. Os Médiuns de Umbanda são aqueles que
vem com seu perispírito preparado para ser instrumento de comunicação,
orientação ou cura nos trabalhos Umbandistas. Citaremos agora alguns
“tipo” de médiuns:
Médium
de Comunicação: São aqueles que incorporam na Umbanda. Caboclos,
Pretos-Velhos, Exus, Baianos e outros tipos de Entidades como por
exemplo entidades da Linha do Oriente, da cura (José de Arimatéia). Sua
função é procurar o aprimoramento para ser bons instrumentos, evoluindo
cada dia, tentando se afastar de seus erros, vícios, atitudes de
maldade, inveja, orgulho e vaidade.
Médiuns
de Orientação: São os que tem facilidade no esclarecimento de pessoas
dentro do trabalho de Umbanda. Alguns jamais incorporam, porém, são
usados para orientar e encaminhar Entidades Espirituais no trabalho de
“transporte” devido ao seu preparo moral e espiritual já trazidos de
outras vidas. Sua função é não se deixar abater diante de situações
difíceis dentro do trabalho, doando energia quando necessário àqueles
que estiverem precisando.
Médiuns
de Cura: São aqueles que além de trabalhar com suas entidades
habituais, podem ser usados em casos de doenças, por entidades curadoras
que através do médium atuam sobre o doente. Sua função é dar condições
para a entidade usufruir de sua energia para recuperação e alívio da
enfermidade. Essa energia depois é reposta naturalmente.
– Médiuns em Desenvolvimento –
Algumas pessoas chegam ao Centro por “amor” outras pela “dor” e outras ainda pela “obsessão”.
Todos
devem ter consciência e responsabilidade para saber que antes de se
assumir um lugar nos trabalhos de uma Casa de Umbanda, é preciso ter
maturidade; ou seja, procurar aprender antes e praticar depois; para que
quando a caridade seja praticada, exista responsabilidade e não
aconteça o entra e sai de médiuns, tão freqüentes nos terreiros.
Quando
um médium ingressa num terreiro, é um elo a mais que se liga na
corrente mediúnica da casa, e passa a ter deveres e obrigações, tais
como: equilibrar-se ao máximo para que a corrente não perca o
equilíbrio, pois quando um elo se quebra, todos caem juntos; aproveitar
as giras para troca de energia com suas entidades (com a prática passa a
sentir e reconhecer suas vibrações); fazer banhos de defesa no dia do
trabalho, acompanhado de vela para o Anjo de Guarda; não comer carne no
dia do trabalho; não praticar atos sexuais 24 horas antes do trabalho;
vir com roupa branca designada pela casa; vir sem “badulaques”, tais
como: relógios, brincos, pulseiras, anéis, tiaras, correntes, fivelas,
etc. (as entidades precisam apenas dos médiuns, não de seus enfeites);
vir sem maquiagem; seguir o regulamento da casa, como horários entre
outros; quando incorporar, ser responsável pelo material utilizado pelo
“seu” guia, como velas, guias, etc.
Os
que chegam pela “dor”, ou seja, chegam através de algum problema que
atrapalha sua vida, seu trabalho ou sua saúde, devem ser tratados até
que se sintam curados do problema que os afligia e ai então, se tiverem
disposição e vontade, podem fazer parte da corrente, primeiro estudando
os trabalhos, analisando e tendo a certeza que é o que realmente quer.
Por
último, os médiuns que chegam através da obsessão precisam ser
cuidadosamente orientados, tratados e energizados, bem como a entidade
obsessora. Com o tempo, quando houver o afastamento da entidade,
fatalmente haverá a melhora do médium e aí chega a hora da recomposição
da energia perdida, principalmente atuando nos chacras e no aura do
paciente. Na Umbanda um dos tratamento de desobsessão é feito através do
“transporte” que consiste em transferir a entidade que acompanha o
paciente para um médium preparado que dê condições para a entidade se
manifestar.
Geralmente,
o primeiro passo para o médium dentro do trabalho de Umbanda é ser
“cambono”, ou seja, ajudar a entidade que está atendendo as pessoas.
Quando
um médium está cambonando deve entender que mesmo que o caboclo
(preto-velho, criança ou exu) esteja conversando com outras pessoas
durante o trabalho, a entidade continua atuando nele, ajudando no seu
desenvolvimento. Pouco a pouco, com o passar do tempo, os médiuns que
forem de incorporação começarão a sentir as vibrações das entidades que
começam a se aproximar da sua mente e do seu corpo. Alguns se assustam,
outros se retraem, outros começam a inventar passos para a entidade, e
aí começa um período de enorme insegurança para o médium em
desenvolvimento. Os questionamentos começam: “Será que sou eu ou a
entidade?” Essa é a pergunta mais freqüente na iniciação dos médiuns,
porque mesmo sentindo que realmente existe uma força maior junto dele,
ele não entende como pode ouvir, ou ver, ou saber o que está sendo
feito. Ora, seria muito fácil se simplesmente a consciência sumisse e as
entidades trabalhassem sozinhas. Mas onde estaria a responsabilidade do
médium? Como iria evoluir? Como iria aprender? Na Umbanda a maioria dos
médiuns têm consciência do que se passa; alguns tem semiconsciência e
raríssimos são inconscientes.
Os
que ouvem e vêem o que sentem durante o trabalho, no começo se sentem
inseguros; mas com o passar do tempo, a maior prova que se tem da
presença da entidade é o resultado do trabalho junto aos pacientes. Qual
a fórmula mágica que o médium consciente tem para agir corretamente e
não mistificar? Veja esses conselhos: “Seja sincero Luz e Caridade com
você mesmo; se você não se enganar, não enganará ninguém”. Coloque no
seu subconsciente que não é você que vai trabalhar e sim a entidade.
Libere sua energia em favor desse trabalho e seja um bom instrumento.
Não queira passar na frente dos caboclos e colocar a “sua” vontade em
prática. Não queira imitar outros médiuns, você tem sua individualidade e
sua entidade também. Exemplo: não é porque uma entidade chega e ajoelha
que todos precisam fazer o mesmo. Cada entidade tem sua própria
personalidade. Cabe ao médium deixar que ela se manifeste.
Os
médiuns semiconscientes são aqueles que as vezes ouvem, as vezes vêem.
Precisam ter equilíbrio para não atrapalhar a comunicação. Interessante é
que na quase totalidade das vezes ao término do trabalho guardam
somente frases soltas, incoerentes, não se lembrando dos casos que
atendeu ou que mirongas prescreveu.
Os médiuns inconscientes são aqueles que não ouvem, não vêem, ou seja, não tem nenhum controle na comunicação.
São
médiuns que tem muita dificuldade no seu desenvolvimento pois quando
são “puxados” na gira, sentem como se estivessem caindo num buraco
fundo, e se apavoram. Por não ter controle na comunicação, não são
aconselhados para tipos de trabalho de desobsessão como o “transporte”.
Existem
também os que possuem a vidência, a audiência, a intuição (às vezes por
pensamentos, às vezes por sonhos), o transporte (médiuns que saem do
corpo físico e vão para outros lugares), de efeitos físicos, de
materialização, etc.
A
mediunidade, quando desenvolvida num terreiro de Umbanda onde a
seriedade e a responsabilidade são fatores constantes, tem um caminho
muito bonito; mas quando isto não acontece, existe um grande perigo
deste médium ficar completamente desequilibrado chegando muitas vezes
até a obsessão. Outro fator de muito perigo é a incorporação sozinho, em
casa (fora do Congá). Existe uma grande possibilidade de, com o passar
do tempo, o médium pensar que está incorporando um Caboclo e na verdade
ser outro tipo de entidade (mistificador ou zombeteiro).
Quanto às vibrações que sentimos no desenvolvimento, podemos dar um aspecto geral, lembrando que não é regra.
Caboclos de Xangô: vibração nas mãos e pernas. Peso como se fosse maior que o médium.Impressão de força.
Caboclos de Oxossi: vibração na região da nuca. Geralmente chegam quietos. Trazem vibrações de firmeza.
Caboclos de Ogum: geralmente chegam com grito de guerra. Caboclos mais agitados, com gestos menos suaves.
Caboclos
de Yemanjá: começam balançando o corpo do médium, como as águas do mar.
As caboclas dançam e giram limpando as vibrações negativas das pessoas e
do ambiente. Emitem energia através das mãos, no balançar dos dedos.
Trazem paz.
Pretos-Velhos (Iofá, Yorimá): vibração nas costas, que se curvam e pesam. Pernas e mãos tremem.
Crianças (Cosme e Damião, Yori): vibração de alegria.Vontade de rir, cantar. Alegria por estar ali.
Os
banhos de defesa ajudam muito no desenvolvimento mediúnico, desde que
usados com precaução. Cada erva tem sua força e sua magia. Cada energia
serve para determinado objetivo.
Por
isso os banhos não devem ser feitos sem orientação. Existem banhos que
podem ser jogados da cabeça aos pés, enquanto outros somente do pescoço
para baixo.
Na
altura da nuca de cada médium, existe uma glândula (ponto) chamado
hipófise, que é a responsável pelo desenvolvimento mediúnico. É o ponto
de intercâmbio direto com a Espiritualidade. Nesse ponto, os caboclos
trabalham quando vão puxar ou repulsar uma entidade – juntamente com o
chacra frontal (testa).
Quando
um médium é mal orientado e joga na cabeça qualquer tipo de banho
(inclusive banhos fortes de descargo) pode desequilibrar totalmente a
energia do perispírito levando o médium ao desgaste físico e mental,
ficando muitas vezes doente.
Os
banhos devem ser orientados pelas entidades para atingir bons
resultados. Alguns podem até ser feitos quando se tem oportunidade, como
por exemplo, o banho de cachoeira e o de mar.
Nós,
médiuns da Umbanda, devemos respeitar e amar as entidades que trabalham
nessa linha e nessa Casa, porque não é por acaso que um grupo se
encontra; nem de entidades e nem de médiuns.
Muitas
vezes nos parece difícil, quase impossível continuar a marcha; mas
ZAMBI nunca nos dará uma cruz mais pesada do que possamos suportar.
Que Oxalá nos una, que os Orixás nos abençoem e que nossos Caboclos e Pretos-Velhos nos orientem até nossa volta para Aruanda.
Luz e Caridade
√ POR JACKELINE CALDART – LUZ DE ARUANDA SUL
Olá gostaria de saber o endereço de vcs.. Grata
ResponderExcluirOlá gostaria de saber o endereço de vcs.. Grata
ResponderExcluirBoa tarde, Linny Santos
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