Translate

Arquivo do blog

terça-feira, 15 de setembro de 2015

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO...

São Cosme e São Damião, são os santos escolhidos para o sincretismo com Ibejis, que na Umbanda são conhecidos como o Orixá-Criança, que, no africanismo, se associa-se a tudo que começa, que se inicia, que nasce... IBEJI forma-se a partir de duas entidades distintas. Divindades intimamente ligadas ao princípio da dualidade, da contradição e dos opostos que se complementam.
Celebra-se este Orixá a partir do dia 27 de setembro até o dia 25 de outubro (Sincretismo com São Crispim e São Crispiniano).
Muitos pensam que o dia oficial de Cosme e Damião é dia 27, porém, a força da tradição desta festa, a qual deve ser realizada no dia seguinte ao dos santos católicos (26), é tão grande que se consolidou no cultural brasileiro.
Não se sabe ao certo se eram gêmeos, mas os irmãos Cosme e Damião nasceram na Arábia por volta de 260 d.C. e eram filhos de família nobre cristã. Desde jovens manifestaram grande talento para medicina, profissão que estudaram e se dedicaram por toda a sua vida após formarem-se na Síria.
Eram cristãos fervorosos e, através de seus talentos, resolveram praticar assistência caridosa a pessoas pobres, divulgando o cristianismo por onde passavam. Por isso, ficando conhecidos como "anargiros" - aqueles que não podem ser comprados - cada vez mais aumentavam seu apostolado, curando pessoas (e até animais) pela prática da medicina e em nome do Nazareno.
Com o dom da palavra, curavam também enfermidades da alma, convertendo milhares de pessoas às ideias de amor de Jesus.
No entanto, com a fama do trabalho dos irmãos cristãos, sua fé começou a incomodar as autoridades romanas da época. Por odiar os cristãos, o Imperador Diocleciano autorizou a caçada a Cosme e Damião. Foram presos e acusados de realizar curas através de feitiçaria e satanismo, porém não renunciaram seu amor a Jesus em nenhum momento. Foram torturados e condenados a morte na Egeia, no entanto seus corpos resistiram às flechadas e pedradas, forçando os centuriões a os decapitarem com espadas, honra dada somente aos cidadãos romanos.
Centenas de anos após sua morte, Cosme e Damião continuaram a serem idolatrados, até que o imperador Justiniano ficou gravemente enfermo e ordenou que se construísse uma grandiosa igreja em Constantinopla em honra dos irmãos mártires. Outra Basílica foi construída em Roma, dessa vez a pedido do papa Félix IV. Sua solenidade de consagração se deu no dia 26 de setembro, tornando-se o dia oficial dos irmãos médicos.
Hoje, Cosme e Damião são santos padroeiros dos médicos e farmacêuticos e por causa da sua simplicidade, juventude e inocência foram sincretizados com o Orixá IBEJI e evocados como protetores das crianças. Por isso, na festa dedicada a eles, é costume distribuir doces e brinquedos para as crianças. Comidas como caruru, vatapá, bolinhos são oferecidas tanto ao Orixá como aos frequentadores dos terreiros.
Acredite você nos jovens irmãos mártires de Jesus ou no Orixá-criança, saiba que as energias de ambos trazem amor, saúde e muita luz para a vida daqueles que recorrem a essa Egrégora de espíritos iluminados. Por isso, ao ter um saquinho de doces em suas mãos nesses dias, feche os olhos e receba essa força positiva poderosa que vem do Alto.
Guardem a Fé, Irmãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário