O vocábulo antigo Arashá significa " O Senhor da Luz
", equivale aos Orishis dos Brâmanes e aos Orixás
dos Africanos, que em Yorubá significa: O senhor da
Cabeça, ou seja, do principio espiritual ou Luz.
Para os umbandistas, existem várias formas e
conceituação dos Orixás. Trataremos somente daquela
que conceitua o Orixá como energia vinda de um
elemento primordial da natureza.
Assim, cada Orixá representa uma força da natureza,
que reverenciamos através das forças elementares
oriundas da água, da terra, do ar, do fogo. É essa
força que, em equilíbrio, nos proporciona auxílio
para os problemas que enfrentamos no dia-a-dia.
Não
existe uma hierarquia entre os Orixás; cada Orixá
exerce a sua função, um em conjunto com o outro,
nunca separadamente.
A energia divina representativa em cada Orixá se
combina, se conjuga e se harmoniza, desdobrando-se
em outras energias que dão origem a outras
manifestações da Força Divina na Natureza.
Um exemplo disso se percebe quando analisamos a
manifestação dos Caboclos nos terreiros de Umbanda.
Esses trazem os elementos que se conjugam na
natureza, havendo, portanto, os caboclos ligados
sempre ao elemento Oxossi, manifestação da energia
da mata, mas com a energia de Xangô, por exemplo,
pelo elemento mineral que se une ao elemento
vegetal, dando origem a essa vibração conjunta.
O que ocorre, nesse caso, é que tanto a energia de
Oxossi quanto a de Xangô não perdem suas essências,
mas se combinam, adquirindo outras características
vibratórias. O mesmo ocorre no caso da conjugação da
energia de Oxossi com Ogum, gerando, por exemplo, a
vibração do Caboclo Arranca-toco; na combinação com
Omulu, gerando a vibração dos caboclos flecheiros e
bugres ou no caso das iabás, dando origem aos
caboclos e caboclas do mar (Iemanjá), dos rios, das
cachoeiras (Oxum), etc.
Citamos somente o exemplo da energia proveniente do
Orixá Oxossi, usando o exemplo dos caboclos, que
serão sempre representantes da vibração da mata, mas
mostrando como essa energia se agrega com as outras
provenientes dos outros Orixás para gerarem
vibrações decorrentes dos vários elementos. Mas, o
mesmo ocorre com todas as variações dos Orixás que
conhecemos como representação da energia proveniente
da natureza.
Orixás não encarnaram, não tiveram uma vida corpórea
na Terra. São energias emanadas da própria natureza,
denominados Orixás Maiores.
Estes são o topo de uma Hierarquia que se desdobra
em outros sete "orixás-menores"
(Espíritos Superiores, não reencarnacionais) que são
chefes de Legiões; Legiões que se dividem em
Falanges e sub-falanges, que também possuem chefes e
entidades chefes de Grupamentos.
Orixá,
dentro do culto Umbandista (de uma maneira geral)
não incorpora. O que se vê dentro dos vários
terreiros, centros, tendas etc, são os Falangeiros
dos Orixás, ou seja, Espíritos de grande força
espiritual, de grande Luz, que trabalham sob as
Ordens de um determinado Orixá.
A cada Orixá está associada uma personalidade e um
comportamento. Cada pessoa recebe a influência do
Orixá que será seu protetor por toda a vida.
Assim, mesmo que a entidade se identifique como
Oxóssi ou Odé, não é o Orixá em si, mas está se
identificando em sua linha vibratória. Isso explica
porque pode, em um mesmo trabalho ou simultaneamente
em vários locais, haver entidades com o mesmo nome.
Os Orixás maiores são:
- OXALÁ - Símbolo da natureza religiosa,
santificada. Não é Deus, mas está abaixo Dele,
presidindo seus desígnios. Para os iniciados é o
Cristo, para os umbandistas, Jesus. Na natureza,
liga-se aos céus e tudo o que nele há.
ORI => Luz, Reflexo XA => Senhor, Fogo
LÁ => Deus, Divino
Portanto, A LUZ DO SENHOR DEUS
- IEMANJÁ - Símbolo da natureza feminina, da
beleza e da reprodução. Na natureza, liga-se às
águas do mar. No sincretismo, Nossa Senhora. Nessa
linha, apresentam-se todas as iabás (orixás
femininos), Oxum, Nanã, Iansã, Obá, e outras.
YE => Mãe, Princípio Gerante MAN => O Mar, A
Água, Lei das Almas YÁ => Matriz, Maternidade
Portanto, A SENHORA DA VIDA
- XANGÔ - Símbolo da justiça. Envolve o
cumprimento da lei de causa e efeito, com os seus
“agentes” de naturezas diversas. Segundo os
estudiosos, é esse orixá que dá origem à justiça
terrena. Na natureza liga-se às montanhas. No
sincretismo, seria São Jerônimo.
XA => Senhor, Dirigente ANGÔ => Raio, Alma
Portanto, O SENHOR DIRIGENTE DAS ALMAS
- OGUM - Simboliza a idéia de trabalho, de
luta, de guerra, de vitória. Na natureza, liga-se
aos metais. No sincretismo, é São Jorge.
OG => Glória, Salvação AUM => Fogo, Guerreiro
Portanto, O GUERREIRO CÓSMICO PACIFICADOR, O FOGO DA
GLÓRIA.
- OXÓSSI - Simboliza a natureza jovem, de
homens e mulheres, a alegria saudável, a energia
jovial. Na natureza está ligado às matas. No
sincretismo, é São Sebastião.
OX => Ação ou Movimento O => Círculo SSI
=> Viventes da Terra
Portanto, A POTÊNCIA QUE DOUTRINA, O CATEQUIZADOR DE
ALMAS
- YORIMÁ - é símbolo de maturidade, de
serenidade, amor, compreensão e humildade. Na
natureza, liga-se à movimentação das águas,
cachoeiras etc. É o estado de experiência do velho.
Tem correspondência com o Orixá Omulu e com as
entidades denominadas de Pretos-Velhos. No
sincretismo, é São Cipriano.
YO => Potência, Ordem, Princípio RI => Reinar,
Iluminado MÁ => Lei, Regra
Portanto, PRINCÍPIO OU POTÊNCIA REAL DA LEI
- YORI - Traz em si a natureza infantil.
Representa as vibrações inocentes da criança, sua
simplicidade etc. Na natureza, simboliza a alegria
existente nas matas, nos rios, nos lagos etc. No
sincretismo, é Cosme e Damião.
YO => Potência, Ordem, Princípio RI => Reinar,
Iluminado ORI => Luz, Esplendor
Portanto, POTÊNCIA DOS PUROS OU DA PUREZA
Abro
um parênteses para discorrer acerca do Orixá Nanã. O
Orixá Nanã é primordial, é a energia que dá origem
ao mundo, é a energia que é Criadora, é
representativa da junção do elemento Terra e Água,
que gera o elemento primordial de onde surgiu toda a
vida no Planeta Terra. Da lama surgiu a primeira
manifestação de vida no planeta. Dessa energia que
surge toda a vida e é para essa energia que volta
toda a vida quando finda a encarnação.
Exu não é Orixá, mas é o que vem na frente destes,
trazendo proteção para suas manifestações. É o
concretizador do poder vibracional dos Orixás no
Universo Astral. Exu é guardião, é caminho entre a
luz e as trevas, e cobrador perante a Justiça
cármica.
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